09232017Headline:

Caminhão Autônomo Volvo aumenta eficiência da colheita de cana-de-açúcar no Brasil

Jun 8, 2017 - (Newswire)

- A Volvo Trucks desenvolveu um novo caminhão autônomo que ajuda - e muito - a aumentar a produtividade do cultivo de cana-de-açúcar no Brasil. As manobras do veículo, usado para transportar a cana-de-açúcar durante a colheita, são controladas com grande precisão para evitar danos às plantas que formarão as colheitas futuras. Atualmente, cerca de 4% da colheita é perdida pelo pisoteamento das mudas pelo caminhão. Essa perda pode significar uma redução de receita de dezenas de milhares de dólares por caminhão e por colheita.

Para visualizar o Comunicado à Imprensa Multimídia, favor clicar em:

www.multivu.com/players/uk/8117251-self-steering-volvo-truck-brazil-harvest/

Em Maringá, a uma distância de uma hora de voo de São Paulo, a Usina Santa Terezinha cultiva cana-de-açúcar para produzir açúcar e etanol. No último período de cultivo, as enormes plantações da empresa serviram de campo de testes para um caminhão autônomo da Volvo Trucks. O veículo foi desenvolvido para avaliar como a tecnologia atutônoma pode evitar danos ao solo e às plantações e, com isso, aumentar a produtividade e, consequetemente, a receita. O potencial para colheitas maiores é significativo - até dez toneladas por hectare ao ano.

"Com a ajuda da solução da Volvo Trucks, podemos aumentar a produtividade não apenas para uma colheita, mas para todo o ciclo produtivo da cana-de-açúcar, que dura de cinco a seis anos", explica o diretor financeiro e de suprimentos da Usina Santa Terezinha, Paulo Meneguetti.

Atualmente, a cana-de-açúcar é transportada usando colheitadeiras e caminhões controlados manualmente, conduzidos lado a lado em baixa velocidade. Quando um caminhão está totalmente carregado e é levado para descarregamento, o seguinte se aproxima da colheitadeira e o processo se repete. O grande desafio do motorista é manter a mesma velocidade da colheitadeira e, ao mesmo tempo, concentrar sua atenção em dirigir sobre estreitas trilhas, de forma a não esmagar as plantas próximas que farão parte da colheita do ano seguinte.

A Volvo Trucks resolveu o problema com um sistema que automatiza da tarefa. Ele garante que o caminhão se mantenha exatamente na trajetória correta ao se aproximar e se afastar da colheitadeira, para que o caminhão não danifique as plantas passando por cima delas. Com a ajuda de receptores de GPS, o caminhão segue um mapa com base em coordenadas ao longo da plantação de cana-de-açúcar. Com grande precisão, dois giroscópios garantem a direção correta não apenas nas rodas dianteiras, mas do veículo como um todo, evitando que ele se desvie do seu trajeto mais de 25 mm para qualquer lado. Durante o carregamento, o motorista pode escolher regular a velocidade com a ajuda do controle automático de velocidade, ou acelerar e frear manualmente. Como o motorista não precisa mais se preocupar em dirigir com alta precisão pela plantação, fica mais fácil manter o foco, o conforto e a segurança ao longo do dia de trabalho.

"Com esta solução, em breve poderemos aumentar a produtividade dos nossos clientes do setor de cana-de-açúcar de maneira significativa. E, ao mesmo tempo, promoveremos melhorias à segurança e às condições de trabalho dos motoristas", afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina.

Durante os próximos meses, o projeto de pesquisa vai passar para a fase de desenvolvimento do produto, com a realização de testes de campo em mais veículos. Depois disso, podemos esperar a disponibilização comercial da solução para breve. Ainda este ano, a Volvo Trucks vai oferecer aos seus clientes um sistema de leitura de mapas via GPS que promete ao motorista um escopo muito menor para a manutenção do veículo na trajetórias, embora durante essa etapa o controle da direção ainda seja realizado manualmente.

O caminhão autônomo que está sendo usado para o transporte de cana-de-açúcar é um dos projetos de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Trucks para veículos automatizados. Outros testes já estão sendo realizados em caminhões para operações na mina de Kristineberg, no norte da Suécia, e um caminhão de lixo autônomo está sendo testado em Gotemburgo, também na Suécia. O objetivo é avaliar como sistemas com diferentes níveis de automação podem contribuir para o aumento na produtividade da operação e para oferecer ao motorista um ambiente de trabalho melhor e mais seguro.

Fatos

  • Veículo: Volvo VM Autônomo configurado para transporte de cana-de-açúcar.
  • Automação: Sistema com recursos como receptores GPS, duplo giroscópio (IMU), unidade de motor de passo para manobras e visor do motorista.

LINK para imagens de alta resolução LINK

Link para o vídeo LINK

Para obter mais informações, entre em contato:
Miziara Milena
Telefone: +554133174255, E-mail: milena.miziara@volvo.com

Para assistir a vídeos com qualidade de teledifusão que dão suporte a este comunicado à imprensa e muito mais, visite www.thenewsmarket.com/volvotrucks

Há imagens e filmes para imprensa disponíveis na galeria de imagens e filmes da Volvo Trucks, no endereço images.volvotrucks.com

A Volvo Trucks oferece soluções de transporte completas para clientes profissionais e exigentes, oferecendo uma grande variedade de caminhões de carga média a pesada. O suporte ao cliente é protegido por uma rede global de 2.000 concessionárias e oficinas em mais de 120 países. Os caminhões da Volvo são montados em 15 países de todo o mundo. Em 2016, mais de 102.800 caminhões da Volvo foram entregues em todo o mundo. A Volvo Trucks faz parte do Grupo Volvo, um dos fabricantes líderes de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e sistemas de tração para aplicações nos setores náutico e industrial. O Grupo também fornece soluções para financiamento e manutenção. O trabalho da Volvo se fundamenta nos valores centrais de qualidade, segurança e cuidado com o meio ambiente.

Photo: mma.prnewswire.com/media/520784/Volvo_Trucks_Sugar_Cane.jpg

FONTE Volvo Trucks

SOURCE Volvo Trucks

Related Links

www.multivu.com/players/uk/8117251-self-steering-volvo-truck-brazil-harvest/

Original Source: https://www.newswire.com/news/caminh-o-aut-nomo-volvo-aumenta-efici-ncia-da-colheita-de-cana-de-a-car-no

What Next?

Related Articles

Leave a Reply

Submit Comment